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10 fatores cruciais para assegurar o sucesso do seu e-commerce

16 de outubro de 2013
Lívia Loos
por

É normal sentir-se confiante ao entrar no mundo do comércio eletrônico, afinal, há cada vez mais compradores virtuais. Mas é preciso ficar atento para não cometer alguns erros comuns nesse mercado em ascensão. Confira abaixo, alguns fatores que podem assegurar o sucesso dessa nova parte dos seus negócios:

Design: a peça chave do site

Com certeza você já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”. Verdade ou mito, essa citação encaixa perfeitamente quando o assunto é o design de um site. Sim, a primeira coisa que um cliente em potencial repara (e a peça chave do site) é o seu design. Portanto, é fundamental que sua empresa volte às atenções a elementos como: estrutura de navegação, apresentação do produto, cópia, depoimentos e prova de segurança. Esses são alguns dos elementos que, juntos, atribuirão uma impressão geral (e positiva) do seu negócio.

Usabilidade: guarde essa palavra

Criar uma navegação fácil e intuitiva é sinônimo de pensar, de criar estratégias. Concentre-se em usabilidade colocando seus produtos de forma que os mesmos façam sentido, como por exemplo, por categorias e subcategorias. É importante também, deixar seus produtos apresentáveis em uma grade limpa, com rótulos adequados, proporcionando uma visualização e leitura de qualidade.

Descomplique a compra

Oferecer segurança e praticidade aos consumidores na hora da compra é imprescindível. Sendo assim, vale anotar algumas medidas básicas:
Evite confundir o consumidor com a estrutura de navegação do site;
Não dificulte a realização dos seus pedidos;
Evite perguntas muito pessoais;
Mostre a ele que não é preciso sentir-se inseguro na hora de utilizar o cartão de crédito.
Seguindo essas quatro medidas, não há porque o consumidor sair do seu site para procurar outro. Descomplique!

Tenha um plano de marketing

Há milhões de websites mundo a fora, com milhões de clientes em potencial. O que conduzirá o consumidor a comprar no seu site e não em qualquer outro? Uma boa estratégia de marketing. Busque otimizar suas máquinas, pagar pelos clicks, pop-under’s, anúncios de banner e afiliados.

Prepare-se para o sucesso:

Atualmente, negócios online tornam-se sucesso em pouco tempo. Se você faz parte desse mercado, prepare-se! Crie um plano de ação para lidar com um repentino e grande número de pedidos de produtos. Planeje antes de vender online. O que pode parecer uma ótima venda para um carrinho de compras no momento, pode não ser capaz de lidar com os pedidos em alguns meses.

Entrega: fique atento aos prazos

Não há nada melhor para manter a clientela do que trabalhar com métodos rápidos e eficientes de entrega. Se a sua empresa promete entregar dado produto em até cinco dias úteis, o produto terá de ser entregue nesse prazo e nada além. Não cumprir prazos acarreta na má reputação e perda de confiabilidade por parte dos clientes.

Especialização

Foque e invista em um determinado produto e com ele faça a sua boa reputação. Não se esqueça que “reputação” é o ingrediente fundamental para se alcançar uma meta no mundo online.

Conheça a marca

Descubra onde sua marca se encaixa no mercado. A partir disso, ajuste a forma como sua marca é percebida e como ela se posiciona perante outras marcas que concorrem no mesmo mercado. Se a sua marca já está estabelecida, certifique-se que seu título esteja direcionado ao público alvo correspondente.

Conheça seus clientes

O primeiro passo é identificar o seu público-alvo, e a partir daí extrair outras informações a eles relacionadas como: dados demográficos, faixa etária, campo de interesse, etc. Desse modo você direciona sua estratégia e faz com seus clientes se sintam à vontade com o design do site. Esse é o primeiro passo para se conquistar a confiança de um cliente. Faz com que sua loja inspire confiança e confiabilidade. Tudo isso garante a sua empresa uma posição de destaque no mercado.

Google: ferramenta de busca

A pesquisa é muito importante. Ao preconceber o design de um site fique atento, pois esse deve incluir, com destaque, um campo de busca adequadamente planejado. Executar com sucesso uma série de tratamentos criativos para o campo de pesquisa, nunca é um elemento descartável. Conhecer o seu público-alvo vai ajudar a definir a importância dessa ferramenta, e utilizar bons fundamentos para o projeto ajudará a determinar o local, estilo, textos e chamadas apropriadas.