Black Friday, é realmente possível comprar de forma segura? - WebStorm Internet

Novidades

Voltar

Black Friday, é realmente possível comprar de forma segura?

14 de novembro de 2013
Foto Bruno
por

Bruno Porto

Pelo quarto ano consecutivo, o comércio brasileiro realiza a versão nacional da Black Friday, um famoso evento que vem se popularizando no país e este ano acontece no dia 29 de novembro. A ação, que para os consumidores significa um festival de preços baixos e promoções imperdíveis em grandes redes de varejistas, está se consagrando como um dos dias de compras mais movimentados do ano. A expectativa deste ano é que os descontos ultrapassem os parâmetros normais de varejo. Os eletroeletrônicos e vestuários são os principais itens de crescimento no varejo digital e provavelmente vão liderar as vendas na Black Friday.

 

Este ano os idealizadores da ação no Brasil criaram um filtro para comparar a média histórica dos preços dos produtos para que eles tenham descontos reais, já que é um período no qual aumentam os golpes virtuais, fraudes e propagandas enganosas. Por isso, é preciso ficar alerta a alguns fatores que por vezes passam despercebidos.

 

Entre as preocupações que os consumidores devem ter nesta data, o consumidor deve ficar atento à grande diferença de preço entre as lojas. O usuário deve pesquisar as melhores ofertas e também as melhores condições, como frete grátis, entrega rápida e brindes, para atender suas necessidades. Outra dica importante é a atenção aos produtos fora de linha. Já que muitas lojas oferecem produtos fora de linha com preços promocionais para queimar estoque. Ao decidir pela compra, o consumidor deve também buscar informações sobre a reputação das empresas na internet, analisando os comentários nas mídias sociais e sites, por exemplo. É preciso também que o cliente leia documentos como a política de troca e de devolução de produtos, assim como entenda todas as opções de formas de pagamento.

Com o objetivo de esvaziar os estoques e iniciar as vendas de Natal, a Black Friday reúne grandes redes de varejo que prometem expressivos descontos em todos os produtos e serviços. No entanto, o prazo de entrega dos produtos é algo que deve ter uma atenção redobrada. Caso este prazo não seja cumprido, o consumidor pode cancelar seu pedido e solicitar à administradora do cartão o cancelamento da compra e o estorno do valor pago. Em caso de defeito no produto, o usuário deve entrar em contato com o Departamento Administrativo da Loja Virtual para solicitar a troca e devolução da mercadoria. Porém, a política de troca e devolução dos produtos deve constar no site.

 

Cuidados do consumidor para comprar na Black Friday

- Pesquise preços antes de fechar a compra, para identificar possíveis diferenças de preços ou falsas promoções;

- Compre assim que as ofertas entrarem no ar;

- Atenção aos produtos fora de linha;

- Pesquise a reputação da loja que tem o produto escolhido;

- Fique atento a política de troca e devolução de produtos;

- Preste atenção as opções de pagamento.