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E-Commerce: Conteúdo é a bola da vez

18 de novembro de 2013
Luis-jan-1
por

Quando se desenvolve um projeto de e-commerce, o seu sucesso vai depender basicamente de se conseguir aumentar permanentemente o tráfego na loja.

Existe uma relação direta entre tráfego e conversão em vendas: quanto maior é o tráfego, maior é a conversão em vendas.

Então, a meta a perseguir é trazer visitantes para a loja.

E o conteúdo (texto, imagem, áudio e vídeo) tem papel fundamental para se conseguir esse objetivo.

Isso porque as ferramentas de busca estão cada vez mais inteligentes no sentido de apresentar de forma mais objetiva e rápida a informação procurada.

Portanto, buscar a melhoria de posicionamento da sua loja nas ferramentas de busca deve ser uma tarefa constante no dia-a-dia dos gestores de e-commerce.

Existem 02 maneiras de se melhorar o posicionamento da loja junto às ferramentas de busca:

  • Busca paga – através de compra de links patrocinados e (ou) palavras-chave;
  • Busca não paga (orgânica) – através do tratamento do conteúdo da sua loja;

Conteúdos relevantes e atuais desempenham um papel fundamental na busca orgânica. E a escolha da plataforma adequada é fundamental, para que se possa desenvolver um trabalho de indexação de conteúdo eficaz, para melhorar o posicionamento da sua loja nas ferramentas de busca. Para um trabalho otimizado de SEO (Search Engine Optimization), é necessário que a plataforma possua algumas funcionalidades específicas, que nem todas possuem.

O trabalho de conteúdo se inicia na fase de desenvolvimento da loja, onde é produzido e refinado para potencializar o resultado do trabalho de SEO.

Engana-se quem acredita que as descrições de produtos oferecidas pelos fabricantes nos catálogos de produtos resolvem essa questão.

O tratamento de conteúdo, mais do que mostrar apenas características básicas do produto, preocupa-se com o público ao qual se dirige, além de apresentar uma linguagem mais adequada a ele, direcionando o foco aos diferentes públicos-alvo que normalmente uma loja possui.

Público-alvo definido, a produção do conteúdo relevante para os buscadores vai desde a descrição dos produtos de forma mais objetiva e completa possível, utilização nos textos das palavras-chave escolhidas para o trabalho de SEO, até a apresentação de dicas e conteúdos relacionados com esses produtos. E aqui valem textos, imagens, vídeos, etc.

Depois dessa fase do desenvolvimento e da publicação da loja, inicia-se a fase de manutenção de conteúdo, já que conteúdos novos assumem importância vital para os buscadores.

É sabido que saímos da era do marketing de invasão e estamos cada vez mais acostumados com o marketing de permissão onde nós escolhemos o que, quando, como e onde queremos consumir.

E as mídias sociais assumem um papel importante no processo de aumento de visitação, pois está claro que a indicação de conhecidos e as experiências positivas influenciam de forma direta e decisiva as compras na internet.

Através do compartilhamento de conteúdo relevante, aumenta-se a visibilidade da marca, a visitação e, por consequência, a conversão em vendas.

Sobre a importância das mídias sociais no e-commerce, trataremos num próximo post.

Querendo saber mais sobre tratamento de conteúdo da sua loja, de forma a otimizar sua busca orgânica e melhorar sua conversão em vendas, fale conosco.

gonzaga@tempestade.com.br – Tempestade Comunicação.

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