Estudo sobre o e-commerce nacional no 1º semestre
Elaborado pelo Neoatlas, o E-commerce Radar é um dos estudos mais completos sobre o comércio eletrônico nacional, trazendo análises e insights sobre o mercado. Em mais uma edição, o estudo apresenta um balanço sobre o e-commerce brasileiro nos primeiros seis mesos do ano, além de traçar os caminhos para o segundo semestre.
Veja os principais highlights dessa nova versão, atualizada, do estudo:
– Com o aumento da penetração de smartphones, a parcela de compras por dispositivos móveis cresceu de 11% para 34% entre 2017 e o mesmo período de 2018;
– A dependência dos e-commerces nos marketplaces é evidente em quase todas as categorias, sendo que 35% das vendas são efetuadas neste canal;
– O e-commerce brasileiro é muito dependente das buscas do Google para conquistar clientes. Cerca de 60% das transações on-line acontecem após uma busca no site;
– A taxa de conversão média do e-commerce brasileiro no 1° semestre 2018 se manteve em 1,4%, mesma média de 2017;
– Mais de 82,3% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiro são abandonados;
– O número de pedidos teve um acréscimo de 13,5%, quando comparado ao 1° semestre 2017;
-Em torno de 30% dos pedidos captados tiveram frete gratuito;
– Na média do ano, a região Sudeste representou 66,7% dos pedidos no país, liderando o ranking;
– Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro apresentam as maiores taxas de conversão, com respectivamente 1,6%, 1,5% e 1,6%;
– As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam mais de 35% dos pedidos nacionais;
– Seguindo o comportamento dos últimos anos, o cartão de crédito se mantém como líder em opção de meio de pagamento, totalizando mais de 62% dos pedidos captados.
A metodologia para este estudo envolveu a agregação dos dados de vendas de mais de 1.000 lojas on-line de todos os portes, conectadas ao Neoatlas.
Fonte: E-Commerce News