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Estudo sobre o e-commerce nacional no 1º semestre

8 de agosto de 2018
Osni
por

Osni Feiges

Estudo sobre o e-commerce nacional no 1º semestre

Elaborado pelo Neoatlas, o E-commerce Radar é um dos estudos mais completos sobre o comércio eletrônico nacional, trazendo análises e insights sobre o mercado. Em mais uma edição, o estudo apresenta um balanço sobre o e-commerce brasileiro nos primeiros seis mesos do ano, além de traçar os caminhos para o segundo semestre.

Veja os principais highlights dessa nova versão, atualizada, do estudo:

– Com o aumento da penetração de smartphones, a parcela de compras por dispositivos móveis cresceu de 11% para 34% entre 2017 e o mesmo período de 2018;

– A dependência dos e-commerces nos marketplaces é evidente em quase todas as categorias, sendo que 35% das vendas são efetuadas neste canal;

– O e-commerce brasileiro é muito dependente das buscas do Google para conquistar clientes. Cerca de 60% das transações on-line acontecem após uma busca no site;

– A taxa de conversão média do e-commerce brasileiro no 1° semestre 2018 se manteve em 1,4%, mesma média de 2017;

– Mais de 82,3% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiro são abandonados;

– O número de pedidos teve um acréscimo de 13,5%, quando comparado ao 1° semestre 2017;

-Em torno de 30% dos pedidos captados tiveram frete gratuito;

– Na média do ano, a região Sudeste representou 66,7% dos pedidos no país, liderando o ranking;

– Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro apresentam as maiores taxas de conversão, com respectivamente 1,6%, 1,5% e 1,6%;

– As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam mais de 35% dos pedidos nacionais;

– Seguindo o comportamento dos últimos anos, o cartão de crédito se mantém como líder em opção de meio de pagamento, totalizando mais de 62% dos pedidos captados.

A metodologia para este estudo envolveu a agregação dos dados de vendas de mais de 1.000 lojas on-line de todos os portes, conectadas ao Neoatlas.

Fonte: E-Commerce News