Facebook – Como lidar com as mudanças que reduzem o alcance orgânico. | WebStorm Internet

Novidades

Voltar

Facebook – Como lidar com as mudanças que reduzem o alcance orgânico.

20 de janeiro de 2014
o-matic
por

Nas últimas semanas, temos acompanhado muitos profissionais da área de social media reclamarem da queda no alcance orgânico das fanpages.
Explicando o alcance orgânico: é o número de pessoas que viram sua publicação no feed de notícias ou na sua página, incluindo as que viram a partir de uma história compartilhada por amigos. Esse alcance não é fruto de nenhum esforço de mídia, como histórias ou posts patrocinados.

Com o rápido crescimento da rede social, as empresas perceberam que o Facebook é um dos melhores canais para trazer resultado em curto prazo. O excelente engajamento com o público, a força da marca e a rápida popularização das companhias por meio da rede social fez com que o próprio Facebook revisse as formas de beneficiar as empresas por meio da ferramenta. Agora a competição por espaço ficou ainda mais acirrada, e com algumas regras que tornam o trabalho de mídia social cada vez mais dependente de uma mão de obra profissional.
O Facebook, por meio do seu algoritmo, reduziu para 300 o número de postagens diárias que aparecem no seu feed de notícias. Essas 300 publicações são aquelas que possuem maior destaque na timeline. A rede social afirma que a produção de conteúdo cresce mais rápido do que a capacidade do usuário de consumir toda essa informação.
Com isso, o objetivo é dar mais espaço ao conteúdo que as pessoas criam e fazer com que empresas invistam mais em anúncios pagos. Como consequência da queda no alcance, o número de usuários engajados também caiu. Se quiserem que suas histórias sejam visualizadas, as empresas precisarão investir em anúncios na rede social (além de criar conteúdo de qualidade, é claro).
facebookbotaocurtirafp
Algumas pessoas afirmam que uma das principais ações para aumentar o Edge Rank (ranqueamento que indica o que vai aparecer no feed de notícias ou não) é o clique nas fotos. Quando alguém clica na sua foto para ampliar, é porque está interessado no conteúdo. Se é verdade ou não, somente o Facebook pode afirmar.
Para ter mais engajamento e uma página com mais destaque, deixo aqui duas dicas publicadas pelo The Next Web e Blue Bues: Aposte em imagens. Publique fotos, produza conteúdo visual. Posts com imagens tem 39% mais interação. E a segunda dica é sobre o tamanho dos posts. Seja direto, objetivo e prático. Rede social não é ambiente para formar leitores assíduos. Aposte em frases de impacto ou textos breves. Posts curtos tem interação 23% maior. Deixe o conteúdo mais denso para a área interna do seu site ou até mesmo para o seu blog.