Uma ferramenta de Business Intelligence pode auxiliar até mesmo pequenas empresas do mercado virtual | WebStorm Internet

Novidades

Voltar

Uma ferramenta de Business Intelligence pode auxiliar até mesmo pequenas empresas do mercado virtual

1 de novembro de 2013
Jean Bail
por

O mercado virtual é composto por empresas de faturamento milionário, empresas de pequeno porte e também por empresas recém-chegadas no e-commerce.

É visível que a quantidade de informações sobre clientes, produtos e nichos de mercado é muito maior em grandes empresas do mercado online, pois é diretamente proporcional ao número de pedidos realizados na loja virtual.

Esta relação de proporção muitas vezes põe em discussão a necessidade de um software de B.I. em empresas menores, com pouca informação disponível, colocando esta importantíssima ferramenta em uma baixa escala de prioridade pelos gestores.

Contudo, é importante destacarmos que ferramentas de B.I. conseguem cruzar informações de inúmeras fontes, aumentando assim a gama de dados para auxilio na tomada de decisão. Ou seja, não importa o volume absoluto de transações que uma empresa de menor porte possui, já que com uma pequena amostragem, é possível extrair milhares de dados valiosos por meio de cruzamentos específicos.

Podemos tomar como exemplo uma empresa com um grande número de lojas físicas e mais de 20 anos varejo, a qual está há menos de um ano no mercado virtual. Neste caso, os dados da loja virtual podem parecer irrelevantes na tomada de decisão, mas se mesclados com o histórico de vendas de 20 anos de varejo, podem ser extremamente úteis no planejamento de campanhas de marketing direcionadas ao e-commerce, buscando trazer clientes tradicionais das lojas físicas também para loja virtual. O cruzamento de informações pode estender-se ainda mais, mesclando bases de e-mail marketing, dados do departamento de compras, RH, logística e tendências do mercado.

Um software de B.I. não trabalha sozinho, mas com um bom planejamento e o envolvimento de todos os setores da empresa, poderá se tornar uma ferramenta essencial para a tomada de decisão, independente do tamanho ou faturamento da empresa em questão.

Caso você queira saber como uma ferramenta de B.I. pode alavancar o seu negócio, entre em contato conosco.