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O que mudou na Otimização de Sites SEO

16 de outubro de 2013
northon
por

Otimização de sites para mecanismos de busca é uma atividade altamente dinâmica e que exige resposta rápida por parte dos analistas quando ocorrem alterações algorítmicas mais profundas, como é o caso da atualização recente no algoritmo do Google, chamada Hummingbird (muita coisa mudou na otimização de sites após essa alteração). A atualização foi informada oficialmente apenas no final de setembro, porém, analistas independentes acreditam que já fazia cerca de um mês que a mesma estava sendo aplicada, devido as alterações mais drásticas de posicionamento que um grande número de websites está sofrendo, bem como as respostas diferenciadas que vem sendo exibidas na SERP (página de resultados do buscador).

Quando a otimização de um site é feita visando a melhoria da experiência do usuário, não são identificados grandes problemas com mudanças de posicionamento quando ocorrem as atualizações algorítmicas, tendo em vista, que o objetivo principal do buscador é entregar um resultado positivo e relevante para o usuário, deixando a experiência de busca mais rica, economizando tempo e melhorando a empatia do mesmo com o motor de buscas, mas essa não é a realidade na maioria dos projetos de SEO, a entrega de performance rápida é uma necessidade recorrente de quem busca uma consultoria de otimização de sites para mecanismos de busca, e muitas vezes a experiência do usuário é esquecida e são utilizados artifícios na tentativa de manipular o mecanismo de busca, esse tipo de otimização também é válido (o analista que não se presta a melhorar itens como posicionamentos de termos principais no corpo do texto, densidade de keywords, semântica de elementos, mapeamento de relevância de palavras utilizadas para o nicho específico, fica para trás, pois os concorrentes sempre o fazem), mas a sua eficácia não resiste muitas vezes ao teste do tempo.

O Hummingbird mudou a forma como as queries(pesquisas) são respondidas, o Google está procurando deixar o buscador cada vez mais “esperto“ para responder perguntas, segundo o contexto em que forem feitas, localização, histórico de pesquisa do usuário, etc. Uma boa parte dos sites da internet teve mudanças no posicionamento, pode-se observar que os sites que praticam construção de links manual, mas não possuem um bom conteúdo (conteúdo bom é conteúdo endossado pelo usuário, conteúdo que ganha “likes“, “+1“, comentários, “twittadas“, links espontâneos) foram os mais afetados, sites que não possuem um perfil de links tão consistente, mas tem relevância de conteúdo e sinal social alto, acabaram levando vantagem, entre os top players não houve mudanças muito significativas, tendo em vista, que geralmente realizam um trabalho de otimização voltado a oferecer uma boa experiência ao usuário, com conteúdo relevante, único e produzido de maneira profissional, ou seja, quem já faz as coisas certas, sente menos o impacto das atualizações.

Outras mudanças grandes estão ocorrendo no SEO, a otimização de sites para mecanismos de busca nunca mais será a mesma, até mesmo Rand Fishkin, um dos maiores expoentes do SEO falou recentemente que pela primeira vez o SEO como nós conhecemos pode estar com os dias contados. Os termos que originam o tráfego orgânico dos sites, um dos principais indicadores do caminho para o trabalho de otimização, estão desaparecendo, primeiro do Google Analytics, em seguida do Google Webmasters Tools, isso é péssimo para as análises, porém, o Google tem afirmado que essa alteração é uma necessidade de proteção de privacidade do usuário e que também vai servir para melhoria da experiência dos mesmos.

Como fazer então hoje a otimização de sites? O caminho a trilhar é aquele que tem sido recomendado de longa data, mas muitas vezes não é seguido: a entrega de conteúdo relevante para as intenções de busca do usuário. Não entregar nada menos que um conteúdo excelente, que venha de encontro aos anseios esperados no momento da pesquisa inicial, essa recomendação é válida tanto para sites institucionais, como e-commerce, oferecer uma experiência de conteúdo rica ao usuário, é o mínimo que se espera de quem deseja a empatia e o engajamento do mesmo.

Otimização de Sites

SEO search engine optimization

O SEO não está morto, mas está mudando, e quem não se atentar nessa nova fase, vai ficar para trás, o usuário deve ser cada vez mais o centro da estratégia de SEO, sem as palavras chave fornecidas pelo Google, resta utilizar outras ferramentas analíticas para obter as intenções de busca que cruzam com o conteúdo que oferecemos em nossos sites, o estudo de concorrentes bem posicionados após o update, também é uma trilha interessante a se seguir, porém, o estudo de concorrência está mudando, não se trata mais de descobrir aonde o concorrente ganhou links, trata-se de descobrir como o concorrente está entregando a melhor experiência para o usuário, quais respostas estão sendo dadas aos anseios de pesquisa, o porque do conteúdo receber sinal social (+1, like, twit, etc).

A otimização de sites se torna uma atividade cada vez mais complexa, envolvendo times multidisciplinares, é importante ficar atento a consultores que prometem primeira página afirmando que vão trabalhar em cima de meta tags, h1, etc, a super otimização onpage (tentativa de enganar o robô de busca) também é penalizada, fuja de promessas de primeira página fácil, isso não existe mais. Para uma consultoria eficiente, opte por times multidisciplinares que tenham profissionais que participem de estratégias convergentes, não existe mais espaço para o SEO sozinho, um exemplo de time assim, é o time da Midia Like, o departamento de mídia dentro da WebStorm, que conta com profissionais de SEO, AdWords, Mídias Sociais, Métricas e Design, trabalhando em cooperação para a entrega dos melhores resultados para os clientes.
Por Northon.