Para um site ser atraente ele precisa ir além de suas funcionalidades | WebStorm Internet

Novidades

Voltar

Para um site ser atraente ele precisa ir além de suas funcionalidades

30 de abril de 2014
avatar
por

Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso se destacar. Mas como? O design e a usabilidade são duas características de fundamental importância para promover uma experiência de usuário agradável. Elas são responsáveis pela primeira impressão, o que vai definir o grau de empatia do usuário pelo seu site.

É provável que você já tenha ouvido falar da hierarquia de necessidades de Maslow: uma teoria de 1943 proposta pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow, que descreve os padrões da motivação humana. Apesar de Maslow não ter “desenhado” sua teoria, ela é quase sempre representada por uma pirâmide:

Representação da hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow.

Representação da hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow.

A premissa da teoria de Maslow sugere que o nível mais básico de necessidades (a base da pirâmide) deve ser atendido antes do indivíduo querer desejar as necessidades próximas ou de nível superior.

Análogo à pirâmide de Maslow, o design também tem uma hierarquia de necessidades. Veja a releitura da pirâmide de Maslow para o design:

Releitura da pirâmide de Maslow para o design.

Releitura da pirâmide de Maslow para o design.

Vamos analisar como as cinco categorias desta pirâmide se encaixam no web design:

Funcionalidade: a necessidade mais fundamental dos usuários é que o site funcione – que a aparência seja boa e a proposta bem sucedida.

Confiança: funcionar apenas uma vez não é suficiente. O site precisa passar credibilidade o tempo todo para que os usuários se sintam seguros no que estão fazendo.

Usabilidade: esta é uma etapa muitas vezes negligenciada. Os usuários têm de ser (e se sentir) capazes de realizar as funções do site, a navegação DEVE ser intuitiva.

Agradabilidade: a qualidade que muitos ignoram e que no entanto é a cereja no topo do bolo. Ninguém quer se envolver com um design que não seja interessante, divertido, instigante, emocionante, bem-humorado, inteligente.

Um design precisa ter carisma, é o que vai torná-lo atraente. O design com carisma é um meio que temos para causar empatia e se conectar com as pessoas. Se conseguirmos transmitir emoção em nossas interfaces, colheremos grandes benefícios.

Aos poucos as empresas estão se dando conta da real importância do design para o seu posicionamento no mercado. Por exemplo, investir em publicidade é de grande valia, claro, mas o que vai fidelizar o cliente é a experiência que ele vai ter ao interagir com o site. Um design mal elaborado ou uma navegação confusa pode causar frustração e abandono de um provável futuro cliente, fazendo com que o investimento em publicidade seja perdido.

Funcionalidade, usabilidade, publicidade… tudo é fundamental, não vimos nada de inovador até aqui. Mas se você tem uma empresa e deseja ganhar mercado, se destacar e vender, você vai começar a se preocupar mais em atingir o topo da pirâmide. Quem não gostaria de garantir que seu negócio pareça atraente e impecável?

A realidade é que atualmente os objetos e serviços precisam ir além de suas funções, a sociedade está em constante evolução e o design tende a evoluir junto com ela. Esta evolução resulta em uma eterna busca pelo “algo a mais”, o que reflete em novas demandas de mercado.