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Planejamento de AdWords – Entenda a diferença entre um planejamento com foco em vendas ou acessos

25 de setembro de 2013
08-07-2011 16-30-58
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Você acaba de lançar seu e-commerce. Métricas alinhadas, produtos cadastrados perfeitamente, gateway de pagamento homologado. Chegou a hora de investir no negócio para começar a vender.

Existe uma mítica no mundo do “Pague por Clique” onde se prega que seu site necessita de volume de acessos para converter em vendas. Verdade? Não necessariamente! Volume é sempre bom. Audiência é sempre bem vinda. Mas pagar volume por clique acaba ficando caro e a dispersão é quase certa. É preferível trazer 100 visitas para converter 10 vendas ou trazer 1000 visitas para converter 10 vendas? A palavra de ordem em investimento por clique é QUALIDADE. É necessário trazer tráfego qualificado quando se trata de e-commerce + AdWords. Estamos falando de palavras longtail. Buscas específicas, literais, com o termo exato do produto que se deseja anunciar.

É fundamental ter conhecimento que estes termos não tem um volume de pesquisa alto, porém, o retorno exato traz sempre qualidade à visita, com possibilidade de conversão consideravelmente maior. Por outro lado, palavras “head” são as que trazem mais acessos ao site, mas elas dispersam o investimento. São termos amplos, que muitas vezes dispersam a necessidade do cliente.

Para facilitar o entendimento desta modalidade, vamos conhecer um pouco melhor o vocabulário deste mercado de links patrocinados (AdWords). Existem correspondências de palavras para segmentar o seu “futuro cliente”. São elas: Ampla, Ampla modificada, Frase e Exata. Assim você consegue otimizar e qualificar suas melhores palavras pagando um CPC mais baixo e aumentando o relevância de palavra+anúncio. É sempre importante tirar relatório de consulta da pesquisa, assim você consegue negativar palavras ruins e adicionar palavras boas em suas campanhas. Com o passar do tempo, palavras amplas irão diminuindo e os termos exatos serão seu carro chefe. A qualidade da campanha será cada vez maior, com um custo por clique cada vez menor. Não parece mais lógico?

O link patrocinado nada mais é do que a resposta para a pesquisa do usuário no Google. Quando se trata de e-commerce, você precisa sempre levar o usuário para a página que ele está procurando, utilizando termos específicos – o longtail. Isto é, se ele procura um “celular galaxy S4”, você precisa linkar para página deste produto. Porém, você precisa ter esta palavra cadastrada na Busca Exata, pois se ele procura “celular galaxy y”, ele pode cair na página errada e a rejeição vai para o espaço quando se utiliza termo amplo.

Enfim, as possibilidades são enormes, e tratando-se de investimento financeiro para o seu negócio, procure sempre profissionais qualificados e certificados pelo Google. Investir é essencial para o seu negócio, porém, antes de tomar esta decisão, saiba que um profissional qualificado fará toda a diferença nos seus resultados. Qualquer dúvida sobre o assunto, converse com a WebStorm.