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Vantagens Do E-Commerce Sobre O Varejo Tradicional

18 de fevereiro de 2019
Foto Bruno
por

Bruno Porto

Com o aumento da necessidade da indústria de e-Commerce, cada empresário está olhando para ter uma loja online onde eles podem vender a sua gama de produtos e serviços.

Optando por e-Commerce ele pode oferecer uma gama abrangente de benefícios para varejistas e comerciantes. Mais e mais estão decidindo criar um comércio eletrônico.

Ora perceba um pouco melhor de seguida quais as principais vantagens de ter um e-commerce sobre o comércio tradicional.

Quais as principais vantagens do e-commerce

Quando você ler a seguinte lista de vantagens do e-commerce para empresas e clientes, você terá a sensação de que o e-commerce é o Santo Graal do varejo.

1 – Superar Limitações Geográficas

Se houver uma filial física, o usuário estará limitado pela área geográfica que pode ser atendida. Com um site de comércio eletrônico, o mundo inteiro é o seu playground.

Além disso, o advento do m-commerce, ou seja, o e-commerce em dispositivos móveis, dissolveu todas as limitações geográficas remanescentes.

2 – Ganhar novos clientes com a visibilidade do motor de busca

O varejo físico é impulsionado pela marca e pelos relacionamentos. Além desses dois fatores, o varejo online também é impulsionado pelo tráfego dos mecanismos de busca.

Não é incomum para os clientes a seguir um link nos resultados do motor de busca e terra em um site de comércio eletrônico que eles nunca ouviram falar.

Esta fonte adicional de tráfego pode ser o ponto de viragem para algumas empresas de comércio eletrônico.

3 – Custos mais baixos

Um dos aspetos positivos mais tangíveis do comércio eletrônico é a redução dos custos. Uma parte destes custos reduzidos poderia ser repercutida nos clientes sob a forma de preços com desconto. Aqui estão algumas das formas de reduzir os custos com o comércio eletrônico:

  • Publicidade e marketing: O tráfego de motores de busca orgânicos, o tráfego pay-per-click e o tráfego nas redes sociais são alguns dos canais de publicidade que podem ser rentáveis.
  • Pessoal: A automação do checkout, faturamento, pagamentos, gestão de estoques e outros processos operacionais reduz o número de funcionários necessários para executar uma configuração de e-commerce.
  • Imóveis: Este é um sem cérebro. Um comerciante de e-commerce não precisa de uma localização física proeminente.

4 – Localize o produto mais rapidamente

Não se trata mais de empurrar um carrinho de compras para o corredor correto ou procurar o produto desejado.

Em um site de e-commerce, os clientes podem clicar através da navegação intuitiva ou usar uma caixa de pesquisa para restringir a pesquisa de produtos imediatamente.

Alguns sites lembram as preferências dos clientes e listas de compras para facilitar a repetição da compra.

5 – Elimine o tempo e o custo de viagem

Não é raro que os clientes percorram longas distâncias para chegar à sua loja física preferida. E-commerce permite-lhes visitar a mesma loja virtualmente, com apenas alguns cliques do mouse.

6 – Fornecer Comparação de preços

O comércio eletrônico facilita a comparação de preços. Há vários serviços online que permitem que os clientes naveguem múltiplos comerciantes de e-comércio e encontrem os melhores preços.

7 – Habilite Ofertas, Negociações, Cupons, e Compra de Grupo

Embora existam equivalentes físicos para ofertas, pechinchas, cupons e compra em grupo, compras online torna muito mais conveniente.

Por exemplo, se um cliente tem um cupom de desconto profundo para peru em uma loja física e papel higiênico em outra, ela pode achar inviável para aproveitar de ambos os descontos. Mas o cliente pode fazer isso online com alguns cliques no mouse.

8 – Fornecimento de Informações Abundantes

Existem limitações à quantidade de informações que podem ser exibidas em uma loja física. É difícil equipar os empregados para responder a clientes que necessitam de informações através de linhas de produtos.

Os websites de E-commerce podem fazer informação adicional facilmente disponível a clientes. A maioria desta informação é fornecida por fornecedores e não custa nada para criar ou manter.

9 – Criar comunicação direcionada

Usando as informações que um cliente fornece no formulário de registro, e colocando cookies no computador do cliente, um comerciante de comércio eletrônico pode acessar muitas informações sobre seus clientes.

Ele, por sua vez, pode ser usado para comunicar mensagens relevantes.

Um exemplo: Se você estiver procurando por um determinado produto na Amazon.com, serão exibidas automaticamente listas de outros produtos semelhantes. Além disso, a Amazon.com pode enviar-lhe e-mails sobre produtos relacionados.

10 – Permanecer aberto o tempo todo

Os horários das lojas são agora 24/7/365. Os sites de e-commerce podem funcionar o tempo todo. Do ponto de vista do comerciante, isso aumenta o número de pedidos recebidos. Do ponto de vista do cliente, uma loja “sempre aberta” é mais conveniente.

11 – Criar mercados para produtos de nicho

Compradores e vendedores de produtos de nicho podem achar difícil localizar um ao outro no mundo físico.

Online, é apenas uma questão de o cliente procurar o produto em um motor de busca. Um exemplo poderia ser a compra de peças obsoletas. Em vez de destruir equipamentos mais antigos por falta de peças sobressalentes, hoje podemos localizar peças online com grande facilidade.

FONTE
Natthalia Paccola