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Dia dos Pais: vendas no e-commerce crescem 127% com 6,21 mi de pedidos

28 de julho de 2020
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Bruno Porto

Mesmo com a flexibilização da quarentena em algumas cidades do país, o e-commerce segue em ascensão, com recorde atrás de recorde de vendas. No Dia dos Pais, por exemplo, houve um crescimento de 127% no volume total de pedidos — que passou de 2,74 milhões, em 2019, para 6,21 milhões neste ano. Os dados são da Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box.

O relatório considera todo o mês que antecedeu o evento, sobretudo a performance dos sites e lojas virtuais entre os dias 25/07 a 09/08/2020, além de fazer um comparativo com o período equivalente de 2019.

O levantamento revela ainda que, apesar de o ticket médio dos presentes ter caído cerca de 7% em relação ao ano passado, variando de R$ 470 para R$ 439, o e-commerce viu o faturamento nas vendas pelo cartão de crédito mais que dobrar, crescendo 112% e chegando à marca de R$ 2,75 bilhões.

Considerando as pessoas que identificaram seu gênero no momento do cadastro, categorias como Eletrônicos e Informática e Bebidas contaram com um público sobretudo masculino, sendo que os homens foram responsáveis por 94% e 71% das vendas destes setores, respectivamente. As mulheres, por sua vez, representaram a maior parte das conversões em Beleza e Moda e Acessórios, com 88% e 72% nesta ordem.

O Sudeste se manteve na liderança das vendas, com 62%, mas o destaque vai para o Sul, que passou de 8,5% no ano passado para 17% neste Dia dos Pais. Já as regiões Nordeste e Centro-oeste tiveram queda na representatividade, caindo de 18,5% para 13% no caso do Nordeste, e de 9,3% para 6% no Centro-oeste.

Antecipação das compras

Como o prazo de entrega é um fator sensível aos consumidores, muita gente antecipou a procura por ofertas, aumentando o tráfego nos sites com quase um mês de antecedência do evento. Como consequência, os dois maiores picos de vendas no e-commerce aconteceu 27 e 20 dias antes do evento.

Os desktops foram os dispositivos mais utilizados — especialmente durante os dias úteis da semana — com representatividade de 68% nas vendas, contra 32% do mobile. Porém, a Social Miner observa que, uma vez sendo acessíveis e estando sempre à mão dos consumidores, celulares e tablets vêm ganhando representatividade e registrando taxas de conversão maiores aos fins de semana, por exemplo:

Fidelidade dos clientes

Outro ponto interessante ressaltado pela Social Miner é que os clientes estão mais fiéis às lojas online. 7,6% dos que fizeram uma compra no período de Dia dos Pais deste ano já tinham comprado no mesmo e-commerce no evento do ano passado. Isso representa um crescimento de 46% na taxa de recompra que, em 2019, ficou em 5,2%, sendo um retorno positivo às estratégias de retenção e fidelização colocadas em prática pelas marcas.

No entanto, o levantamento mostra que o crescimento nas vendas online, incentivado pela sazonalidade, implicou também num aumento de 36% o número de pedidos fraudulentos, quando comparados os períodos equivalentes de 2019 e 2020.

As tentativas de golpe aconteceram principalmente em segmentos como Celulares e Eletrônicos, provavelmente por serem categorias com itens de valor alto, fácil transporte e grande potencial de revenda. A novidade desta vez, porém, é que a procura dos golpistas por ar condicionado aumentou — talvez por as pessoas estarem passando mais tempo em casa e o equipamento ter se tornado uma necessidade, observa a Social Miner.

Fonte Ecommerce Brasil

Comércio eletrônico espera faturar R$ 2,55 bilhões

30 de julho de 2019
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Bruno Porto

comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,55 no Dia dos Pais, de acordo com previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Segundo a entidade, a data, que é considerada uma das mais importantes para o varejo, deve ter um crescimento de 14%, quando comparado com o mesmo evento do ano passado.

A associação estima que cerca de 8,63 milhões de pedidos sejam realizados no período de 20 de julho a 10 de agosto, com um tíquete médio de R$ 296. As principais categorias de produtos a serem buscados na data são Informática, Celulares, Eletrônicos, Materiais esportivos e Moda e Acessórios.

Comércio é o setor que mais pretende investir em 2019

25 de junho de 2019
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Bruno Porto

Diferentemente do 1º trimestre de 2019, quando a Indústria (71%) registrou maior otimismo em novos investimentos ao longo do ano, no 2º trimestre foi o Comércio (53%) que se mostrou mais otimista quando questionado se pretende investir no próprio negócio. Serviços (49%) e Indústria (44%) vieram na sequência, respectivamente. A constatação é da Pesquisa Perspectiva Empresarial feita pela Boa Vista, com cerca de mil empresários, em todo o país.

Ao comparar os tipos de investimentos, a pesquisa constatou que “Tecnologia” supera “Pessoal e Força de Trabalho” e “Novos Produtos e Serviços”, de um modo geral. Já quando comparados os investimentos por setor, “Tecnologia” parece ser prioridade para o Comércio que registrou um aumento de 7p.p. (pontos percentuais). Na Indústria, investir em “Tecnologia” se manteve similar entre os trimestres. E em Serviços, apesar do investimento ser maior em “Tecnologia” no 2º trimestre, o setor registrou queda se comparado ao 1º trimestre.

Vantagens Do E-Commerce Sobre O Varejo Tradicional

18 de fevereiro de 2019
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Bruno Porto

Com o aumento da necessidade da indústria de e-Commerce, cada empresário está olhando para ter uma loja online onde eles podem vender a sua gama de produtos e serviços.

Optando por e-Commerce ele pode oferecer uma gama abrangente de benefícios para varejistas e comerciantes. Mais e mais estão decidindo criar um comércio eletrônico.

Ora perceba um pouco melhor de seguida quais as principais vantagens de ter um e-commerce sobre o comércio tradicional.

Quais as principais vantagens do e-commerce

Quando você ler a seguinte lista de vantagens do e-commerce para empresas e clientes, você terá a sensação de que o e-commerce é o Santo Graal do varejo.

1 – Superar Limitações Geográficas

Se houver uma filial física, o usuário estará limitado pela área geográfica que pode ser atendida. Com um site de comércio eletrônico, o mundo inteiro é o seu playground.

Além disso, o advento do m-commerce, ou seja, o e-commerce em dispositivos móveis, dissolveu todas as limitações geográficas remanescentes.

2 – Ganhar novos clientes com a visibilidade do motor de busca

O varejo físico é impulsionado pela marca e pelos relacionamentos. Além desses dois fatores, o varejo online também é impulsionado pelo tráfego dos mecanismos de busca.

Não é incomum para os clientes a seguir um link nos resultados do motor de busca e terra em um site de comércio eletrônico que eles nunca ouviram falar.

Esta fonte adicional de tráfego pode ser o ponto de viragem para algumas empresas de comércio eletrônico.

3 – Custos mais baixos

Um dos aspetos positivos mais tangíveis do comércio eletrônico é a redução dos custos. Uma parte destes custos reduzidos poderia ser repercutida nos clientes sob a forma de preços com desconto. Aqui estão algumas das formas de reduzir os custos com o comércio eletrônico:

  • Publicidade e marketing: O tráfego de motores de busca orgânicos, o tráfego pay-per-click e o tráfego nas redes sociais são alguns dos canais de publicidade que podem ser rentáveis.
  • Pessoal: A automação do checkout, faturamento, pagamentos, gestão de estoques e outros processos operacionais reduz o número de funcionários necessários para executar uma configuração de e-commerce.
  • Imóveis: Este é um sem cérebro. Um comerciante de e-commerce não precisa de uma localização física proeminente.

4 – Localize o produto mais rapidamente

Não se trata mais de empurrar um carrinho de compras para o corredor correto ou procurar o produto desejado.

Em um site de e-commerce, os clientes podem clicar através da navegação intuitiva ou usar uma caixa de pesquisa para restringir a pesquisa de produtos imediatamente.

Alguns sites lembram as preferências dos clientes e listas de compras para facilitar a repetição da compra.

5 – Elimine o tempo e o custo de viagem

Não é raro que os clientes percorram longas distâncias para chegar à sua loja física preferida. E-commerce permite-lhes visitar a mesma loja virtualmente, com apenas alguns cliques do mouse.

6 – Fornecer Comparação de preços

O comércio eletrônico facilita a comparação de preços. Há vários serviços online que permitem que os clientes naveguem múltiplos comerciantes de e-comércio e encontrem os melhores preços.

7 – Habilite Ofertas, Negociações, Cupons, e Compra de Grupo

Embora existam equivalentes físicos para ofertas, pechinchas, cupons e compra em grupo, compras online torna muito mais conveniente.

Por exemplo, se um cliente tem um cupom de desconto profundo para peru em uma loja física e papel higiênico em outra, ela pode achar inviável para aproveitar de ambos os descontos. Mas o cliente pode fazer isso online com alguns cliques no mouse.

8 – Fornecimento de Informações Abundantes

Existem limitações à quantidade de informações que podem ser exibidas em uma loja física. É difícil equipar os empregados para responder a clientes que necessitam de informações através de linhas de produtos.

Os websites de E-commerce podem fazer informação adicional facilmente disponível a clientes. A maioria desta informação é fornecida por fornecedores e não custa nada para criar ou manter.

9 – Criar comunicação direcionada

Usando as informações que um cliente fornece no formulário de registro, e colocando cookies no computador do cliente, um comerciante de comércio eletrônico pode acessar muitas informações sobre seus clientes.

Ele, por sua vez, pode ser usado para comunicar mensagens relevantes.

Um exemplo: Se você estiver procurando por um determinado produto na Amazon.com, serão exibidas automaticamente listas de outros produtos semelhantes. Além disso, a Amazon.com pode enviar-lhe e-mails sobre produtos relacionados.

10 – Permanecer aberto o tempo todo

Os horários das lojas são agora 24/7/365. Os sites de e-commerce podem funcionar o tempo todo. Do ponto de vista do comerciante, isso aumenta o número de pedidos recebidos. Do ponto de vista do cliente, uma loja “sempre aberta” é mais conveniente.

11 – Criar mercados para produtos de nicho

Compradores e vendedores de produtos de nicho podem achar difícil localizar um ao outro no mundo físico.

Online, é apenas uma questão de o cliente procurar o produto em um motor de busca. Um exemplo poderia ser a compra de peças obsoletas. Em vez de destruir equipamentos mais antigos por falta de peças sobressalentes, hoje podemos localizar peças online com grande facilidade.

FONTE
Natthalia Paccola

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