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Black Friday, é realmente possível comprar de forma segura?

14 de novembro de 2013
Foto Bruno
por

Bruno Porto

Pelo quarto ano consecutivo, o comércio brasileiro realiza a versão nacional da Black Friday, um famoso evento que vem se popularizando no país e este ano acontece no dia 29 de novembro. A ação, que para os consumidores significa um festival de preços baixos e promoções imperdíveis em grandes redes de varejistas, está se consagrando como um dos dias de compras mais movimentados do ano. A expectativa deste ano é que os descontos ultrapassem os parâmetros normais de varejo. Os eletroeletrônicos e vestuários são os principais itens de crescimento no varejo digital e provavelmente vão liderar as vendas na Black Friday.

 

Este ano os idealizadores da ação no Brasil criaram um filtro para comparar a média histórica dos preços dos produtos para que eles tenham descontos reais, já que é um período no qual aumentam os golpes virtuais, fraudes e propagandas enganosas. Por isso, é preciso ficar alerta a alguns fatores que por vezes passam despercebidos.

 

Entre as preocupações que os consumidores devem ter nesta data, o consumidor deve ficar atento à grande diferença de preço entre as lojas. O usuário deve pesquisar as melhores ofertas e também as melhores condições, como frete grátis, entrega rápida e brindes, para atender suas necessidades. Outra dica importante é a atenção aos produtos fora de linha. Já que muitas lojas oferecem produtos fora de linha com preços promocionais para queimar estoque. Ao decidir pela compra, o consumidor deve também buscar informações sobre a reputação das empresas na internet, analisando os comentários nas mídias sociais e sites, por exemplo. É preciso também que o cliente leia documentos como a política de troca e de devolução de produtos, assim como entenda todas as opções de formas de pagamento.

Com o objetivo de esvaziar os estoques e iniciar as vendas de Natal, a Black Friday reúne grandes redes de varejo que prometem expressivos descontos em todos os produtos e serviços. No entanto, o prazo de entrega dos produtos é algo que deve ter uma atenção redobrada. Caso este prazo não seja cumprido, o consumidor pode cancelar seu pedido e solicitar à administradora do cartão o cancelamento da compra e o estorno do valor pago. Em caso de defeito no produto, o usuário deve entrar em contato com o Departamento Administrativo da Loja Virtual para solicitar a troca e devolução da mercadoria. Porém, a política de troca e devolução dos produtos deve constar no site.

 

Cuidados do consumidor para comprar na Black Friday

- Pesquise preços antes de fechar a compra, para identificar possíveis diferenças de preços ou falsas promoções;

- Compre assim que as ofertas entrarem no ar;

- Atenção aos produtos fora de linha;

- Pesquise a reputação da loja que tem o produto escolhido;

- Fique atento a política de troca e devolução de produtos;

- Preste atenção as opções de pagamento.

Uma ferramenta de Business Intelligence pode auxiliar até mesmo pequenas empresas do mercado virtual

1 de novembro de 2013
Jean Bail
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O mercado virtual é composto por empresas de faturamento milionário, empresas de pequeno porte e também por empresas recém-chegadas no e-commerce.

É visível que a quantidade de informações sobre clientes, produtos e nichos de mercado é muito maior em grandes empresas do mercado online, pois é diretamente proporcional ao número de pedidos realizados na loja virtual.

Esta relação de proporção muitas vezes põe em discussão a necessidade de um software de B.I. em empresas menores, com pouca informação disponível, colocando esta importantíssima ferramenta em uma baixa escala de prioridade pelos gestores.

Contudo, é importante destacarmos que ferramentas de B.I. conseguem cruzar informações de inúmeras fontes, aumentando assim a gama de dados para auxilio na tomada de decisão. Ou seja, não importa o volume absoluto de transações que uma empresa de menor porte possui, já que com uma pequena amostragem, é possível extrair milhares de dados valiosos por meio de cruzamentos específicos.

Podemos tomar como exemplo uma empresa com um grande número de lojas físicas e mais de 20 anos varejo, a qual está há menos de um ano no mercado virtual. Neste caso, os dados da loja virtual podem parecer irrelevantes na tomada de decisão, mas se mesclados com o histórico de vendas de 20 anos de varejo, podem ser extremamente úteis no planejamento de campanhas de marketing direcionadas ao e-commerce, buscando trazer clientes tradicionais das lojas físicas também para loja virtual. O cruzamento de informações pode estender-se ainda mais, mesclando bases de e-mail marketing, dados do departamento de compras, RH, logística e tendências do mercado.

Um software de B.I. não trabalha sozinho, mas com um bom planejamento e o envolvimento de todos os setores da empresa, poderá se tornar uma ferramenta essencial para a tomada de decisão, independente do tamanho ou faturamento da empresa em questão.

Caso você queira saber como uma ferramenta de B.I. pode alavancar o seu negócio, entre em contato conosco.

Black Friday, prepare-se!

25 de outubro de 2013
Foto Bruno
por

Bruno Porto

O Black Friday Brasil é uma das datas que vem ganhando a confiança dos consumidores, gerando um grande movimento no mercado de e-commerce no país. Em sua quarta edição, o evento que acontece no dia 29 de novembro é uma ótima oportunidade para que os internautas façam compras a preços baixos nas principais lojas virtuais do país. Já para os lojistas, a data representa também a antecipação das vendas natalinas. Diante da expectativa dos resultados, é necessário que as lojas se organizem e planejem sua atuação para a data com antecedência. Os lojistas devem estar alinhados com seus fornecedores para promover descontos reais e com capacidade de entrega, montando um estoque adequado, para o grande volume de vendas.

 

A expectativa para este ano, é que as vendas sejam superiores ao previsto do indicador anual do e-commerce, que fala em um aumento de 24% nas vendas. O evento, tradicionalmente atribuído aos norte-americanos, chega ao Brasil com a promessa de potencializar as negociações pela internet e é uma boa oportunidade para que os lojistas conquistem novos consumidores. Para isso, é preciso que os lojistas invistam em planejamento prévio para atingir o sucesso esperado, é importante lembrar: o planejamento deve ser realizado por todos os envolvidos no processo, como os fornecedores, agências e empresas de hosting. Sem isso o processo não será de qualidade aos olhos do cliente.

 

Entre as estratégias para chegar aos bons resultados de vendas no Black Friday, todos os pontos do negócio devem estar voltados para a fidelização do cliente.  Além de um preço competitivo, o lojista deve buscar alternativas de entregas rápidas e promover o frete grátis, por exemplo. Se nesse momento ele provar ao consumidor que tem estrutura e organização de atendimento, as chances que esse cliente retorne ao seu site são reais.

Somos finalistas no Prêmio Pororoca 2013 – Categoria Melhor E-commerce.

24 de outubro de 2013
Foto Bruno
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Bruno Porto

Horas intermináveis de negociação com o cliente, aprovação de layouts, estudos de usabilidade, revisão de textos, testes e mais testes, e enfim, o resultado.

Somos finalistas do Prêmio Pororoca, honraria criada pela Abradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) para estimular e reconhecer bons projetos dentro da comunicação digital brasileira. Ao todo, nesta segunda edição, são oito categorias que vão escolher projetos de destaque dentro de áreas como melhor e-commerce, melhor website e melhor solução mobile.

A WebStorm concorre na categoria melhor e-commerce. Os vencedores serão conhecidos no dia 30 de outubro, em evento que acontece em São Paulo.

Agradecemos a todos nossos clientes pela confiança e parceria!

Leia mais.

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