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Dia das Mães já movimenta lojas virtuais

5 de maio de 2014
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por

Bruno Porto

O Dia das Mães representa a segunda melhor data para o varejo brasileiro e traz expectativas para todo comércio, tanto para as lojas físicas quanto para o comércio on-line. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm ), a estimativa é de que o faturamento do e-commerce alcance R$ 1,3 bilhão para o Dia das Mães deste ano. Em 2013, segundo a E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio na rede, moda e acessórios foram campeões em vendas, seguido por eletrodomésticos, cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde, telefonia e informática.
Como a internet representa uma vitrine ilimitada de ofertas, as vendas por esse canal crescem a cada ano e exigem, por outro lado, logística para dar conta do aumento da demanda em datas sazonais. De acordo com Bruno Porto, diretor de Planejamento da WebStorm, empresa especializada em e-commerce, é necessário que as lojas se estruturem para a data, especialmente com os produtos mais procurados pelos consumidores nessa época. “Os lojistas devem estar alinhados com seus fornecedores para promover descontos e com capacidade de entrega, montando um estoque adequado para o grande volume de vendas”, explica.
Segundo o especialista, o planejamento deve ser realizado por todos os envolvidos no processo, como os fornecedores, agências e empresas de hospedagem. “Sem isso, o processo não será de qualidade aos olhos do cliente”, observa.
Para atingir boa performance de vendas, Porto elenca algumas estratégias, como envolver todos os pontos de contato com o cliente para ter a melhor experiência de consumo e, como consequência, fidelizá-lo. “Além de preço competitivo, o lojista deve buscar alternativas de entregas rápidas e promover o frete grátis como estratégia. Afinal, esse é o tipo de presente que mexe com os sentimentos dos filhos, que estão ansiosos para receber as encomendas na data combinada”, afirma. Todo esse esforço vale a pena: os filhos gastam em média 75% mais em presentes para o Dia das Mães do que com lembranças para o Dia dos Pais. No ano passado, o tíquete médio nas lojas virtuais foi de R$ 355, totalizando 2,9 milhões de pedidos via internet.
Atento a esse movimento, a Via Inox, maior revendedor da Tramontina, já sentiu que as campanhas para a data estão surtindo efeito. Com expectativa de crescimento nas vendas na ordem de 35% em relação ao ano passado e ticket médio de R$ 420,00, a loja virtual da marca Tramontina aposta em itens como baixelas, travessas e jogos de panela em aço inox. “São presentes para a mãe que gosta de reunir a família e os amigos, pois transforma o simples ato de cozinhar em momentos de felicidade”, assinala o diretor da Via Inox, Ademir Lanfredi.

Sobre a WebStorm
A WebStorm foi fundada em 1998, sendo uma das pioneiras a atuar com e-commerce no Brasil. Referência no mercado, hoje possui mais de 200 clientes ativos, oferece plataformas de e-commerce customizadas, é empresa homologada pela Apple Developer e possui abrangência nacional.

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Para um site ser atraente ele precisa ir além de suas funcionalidades

30 de abril de 2014
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Em um mercado cada vez mais competitivo é preciso se destacar. Mas como? O design e a usabilidade são duas características de fundamental importância para promover uma experiência de usuário agradável. Elas são responsáveis pela primeira impressão, o que vai definir o grau de empatia do usuário pelo seu site.

É provável que você já tenha ouvido falar da hierarquia de necessidades de Maslow: uma teoria de 1943 proposta pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow, que descreve os padrões da motivação humana. Apesar de Maslow não ter “desenhado” sua teoria, ela é quase sempre representada por uma pirâmide:

Representação da hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow.

Representação da hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow.

A premissa da teoria de Maslow sugere que o nível mais básico de necessidades (a base da pirâmide) deve ser atendido antes do indivíduo querer desejar as necessidades próximas ou de nível superior.

Análogo à pirâmide de Maslow, o design também tem uma hierarquia de necessidades. Veja a releitura da pirâmide de Maslow para o design:

Releitura da pirâmide de Maslow para o design.

Releitura da pirâmide de Maslow para o design.

Vamos analisar como as cinco categorias desta pirâmide se encaixam no web design:

Funcionalidade: a necessidade mais fundamental dos usuários é que o site funcione – que a aparência seja boa e a proposta bem sucedida.

Confiança: funcionar apenas uma vez não é suficiente. O site precisa passar credibilidade o tempo todo para que os usuários se sintam seguros no que estão fazendo.

Usabilidade: esta é uma etapa muitas vezes negligenciada. Os usuários têm de ser (e se sentir) capazes de realizar as funções do site, a navegação DEVE ser intuitiva.

Agradabilidade: a qualidade que muitos ignoram e que no entanto é a cereja no topo do bolo. Ninguém quer se envolver com um design que não seja interessante, divertido, instigante, emocionante, bem-humorado, inteligente.

Um design precisa ter carisma, é o que vai torná-lo atraente. O design com carisma é um meio que temos para causar empatia e se conectar com as pessoas. Se conseguirmos transmitir emoção em nossas interfaces, colheremos grandes benefícios.

Aos poucos as empresas estão se dando conta da real importância do design para o seu posicionamento no mercado. Por exemplo, investir em publicidade é de grande valia, claro, mas o que vai fidelizar o cliente é a experiência que ele vai ter ao interagir com o site. Um design mal elaborado ou uma navegação confusa pode causar frustração e abandono de um provável futuro cliente, fazendo com que o investimento em publicidade seja perdido.

Funcionalidade, usabilidade, publicidade… tudo é fundamental, não vimos nada de inovador até aqui. Mas se você tem uma empresa e deseja ganhar mercado, se destacar e vender, você vai começar a se preocupar mais em atingir o topo da pirâmide. Quem não gostaria de garantir que seu negócio pareça atraente e impecável?

A realidade é que atualmente os objetos e serviços precisam ir além de suas funções, a sociedade está em constante evolução e o design tende a evoluir junto com ela. Esta evolução resulta em uma eterna busca pelo “algo a mais”, o que reflete em novas demandas de mercado.

Fórum de Marketing Digital – Etapa Florianópolis

4 de abril de 2014
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A Webstorm estará presente em mais uma etapa do Fórum de Marketing Digital, em Florianópolis no dia 08 de abril. Convidamos a todos a acompanhar a palestra sobre Alinhamento de Objetivos e Recursos em Comércio Eletrônico que será ministrada por João Paulo Balthazar, Consultor de comércio eletrônico e marketing digital da Webstorm.

Idealizado pela Digitalks, o evento é considerado o maior do setor na América Latina e irá passar por 14 capitais em 2014, reunindo profissionais do mercado e promovendo debates sobre temas da área de marketing digital. A Webstorm é mantenedora do projeto.

 

 

WebStorm patrocina Digitalks

30 de janeiro de 2014
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Bruno Aguiar

Agora a WebStorm patrocina o Digitalks, um dos maiores eventos de Marketing Digital e E-commerce do Brasil.

Digitalks mantém atividades em prol do desenvolvimento e crescimento do mercado digital.

Fiquei por dentro de todos os eventos!

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