O sucesso de uma loja virtual começa na escolha da sua plataforma.
Existem diversos modelos de plataformas para Lojas Virtuais, nas mais diversas tecnologias e custos de investimento. Escolher a plataforma ideal para o seu negócio é fundamental no plano de crescimento e retorno financeiro da sua empresa. O ideal é que esta escolha contemple a plataforma que melhor se adapte ao seu projeto ou negócio e não o contrário. O sistema deve adequar-se ao seu negócio. Sendo assim, a evolução certamente será constante.
Foque seu projeto no usuário (visitante), objetivando apresentar os diferenciais e produtos com qualidade de conteúdo, facilidade na navegação e possibilidade de acompanhar as principais tendências tecnológicas do mercado. O comércio eletrônico se reinventa a cada momento, e ter um parceiro preparado para estas mudanças é fundamental.
Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre como escolher a plataforma da Loja Virtual da sua empresa.
1Quais são dos modelos existentes (atualmente)?
Existem no mercado algumas modalidades de comercialização de plataformas de loja virtual. São elas: Software com o serviço, Projetos Customizados e Open Source. Os projetos customizados e com infra estrutura terceirizada são os mais eficientes e seguros. Veja o porquê:
- - Facilidade para implementar customizações ;
- - Baixo custo de manutenção;
- - Maior controle sobre o tráfego;
- - Exclusividade para layouts e plugins;
- - Integração com todos os sistemas de gestão.
2Quais são os componentes básicos de uma plataforma?
Devido a concorrência do varejo on-line as plataformas devem conter os seguintes componentes:
- - Layout personalizado;
- - Filtros automáticos;
- - Integração com diversos meios de pagamento;
- - Integração com sistemas de Gestão - ERPs
- - Integração com Correios e transportadoras;
- - Integração com ferramentas de análise de risco.;
- - Desenvolvimento de URLs Amigáveis;
- - Integração completa com ferramenta de web analytics;
- - Relatórios personalizados;
- - E-mails automáticos e réguas de relacionamento;
- - Cobrança de tráfego e não por Page View ;
- - Certificado de Segurança;
- - Sistema de cupons de desconto;
- - Variedade de imagens e zoom nos produtos;
- - Comentário dos internautas sobre os produtos;
- - Integração com mídias sociais;
- - Variedade de modalidades de busca;
- - Versão Mobile;
- - Versão Facebook Social Store;
3Qual o melhor hosting para Loja Virtual?
Existem 2 modelos de hosting : In House e Datacenter . Ambos possuem custos adicionais , porém o modelo Datacenter aonde é terceirizado o hosting é o mais utilizado. Este modelo permite ao usuário contratar uma solução de acordo com sua necessidade . O suporte é um ponto importante para controle e dimensionamento do hosting e impactará na performance e segurança do seu sistema.
4Como funciona a manutenção de uma Plataforma de Loja Virtual?
O empreendedor deve estar atento ao custo da manutenção da plataforma. Devido as mudanças tecnológicas, o fornecedor deve assegurar modificações no sistema de acordo com as atualizações dos aplicativos e softwares disponíveis no mercado, como por exemplo atualização nas versões de navegadores.
5Cobrança por page view ou tráfego de dados?
O page view é uma modalidade de fácil entendimento, porém seu custo é consideravelmente mais elevado. A cobrança por tráfego de dados é mais precisa, justa e apresenta menor custo.
6Minha Loja Virtual precisa estar integrada com o meu sistema de gestão ?
A sua Loja Virtual deve estar integrada com o sistema de gestão de sua empresa, porém, a integração por meio de webservice é mais utilizada e segura. A integração poderá ser parcial (estoque, pedidos e clientes) ou integral (conteúdo dos produtos, estoque, pedidos e clientes)
7A plataforma deve ter integração com ferramentas de análise de risco?
Sim, é uma implementação essencial para a segurança do seu negócio, e há excelentes ferramentas de análise de risco no mercado. A Clear Sale é uma das melhores empresas deste segmento, aliando qualidade e preço justo neste serviço.
8A Plataforma influencia no marketing digital?
Sim. A Plataforma deve integrar 100% todas as ferramentas de controle com o Google Analytics para que seja feita a métrica perfeita de todas as páginas, de forma a assegurar boa performance em campanhas de mídia, e-mail marketing, redes sociais e otimizações orgânicas. As agências e profissionais qualificados costumam desenvolver ações bastante complexas, e a plataforma deve estar preparada para atender a todas estas necessidades.
9A Plataforma da Loja Virtual influência no meu ROI (Retorno Sobre o Investimento) de campanhas de mídia online ?
Sim, o retorno sobre o investimento depende de vários fatores, dentre eles política comercial, mix variado de produtos e estrutura de apresentação de conteúdo. As plataformas possuem grande responsabilidade para realizar a conversão da visita em pedidos, uma vez que a necessidade de inserir novas informações é determinante na decisão da compra.
Pontos de atenção para a escolha da sua plataforma ideal:
- Tecnologia do Sistema de busca. Ela pode ser semântica, fonética, ortográfica e recomendada (você quis dizer);
- Níveis de departamentos;
- Filtros automáticos (sem limitador);
- Comparação de produtos;
- Variação de listagem de produtos.
- Possibilidade de criação de hotsites e páginas especiais.
Para mais informações, fale com a WebStorm. Realizaremos, sem nenhum custo adicional, a consultoria completa para o seu projeto, por meio da Internet Consult. ( www.internetconsult.com.br)
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