O Dia das Mães representa a segunda melhor data para o varejo brasileiro e traz expectativas para todo comércio, tanto para as lojas físicas quanto para o comércio on-line. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm ), a estimativa é de que o faturamento do e-commerce alcance R$ 1,3 bilhão para o Dia das Mães deste ano. Em 2013, segundo a E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio na rede, moda e acessórios foram campeões em vendas, seguido por eletrodomésticos, cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde, telefonia e informática.
Como a internet representa uma vitrine ilimitada de ofertas, as vendas por esse canal crescem a cada ano e exigem, por outro lado, logística para dar conta do aumento da demanda em datas sazonais. De acordo com Bruno Porto, diretor de Planejamento da WebStorm, empresa especializada em e-commerce, é necessário que as lojas se estruturem para a data, especialmente com os produtos mais procurados pelos consumidores nessa época. “Os lojistas devem estar alinhados com seus fornecedores para promover descontos e com capacidade de entrega, montando um estoque adequado para o grande volume de vendas”, explica.
Segundo o especialista, o planejamento deve ser realizado por todos os envolvidos no processo, como os fornecedores, agências e empresas de hospedagem. “Sem isso, o processo não será de qualidade aos olhos do cliente”, observa.
Para atingir boa performance de vendas, Porto elenca algumas estratégias, como envolver todos os pontos de contato com o cliente para ter a melhor experiência de consumo e, como consequência, fidelizá-lo. “Além de preço competitivo, o lojista deve buscar alternativas de entregas rápidas e promover o frete grátis como estratégia. Afinal, esse é o tipo de presente que mexe com os sentimentos dos filhos, que estão ansiosos para receber as encomendas na data combinada”, afirma. Todo esse esforço vale a pena: os filhos gastam em média 75% mais em presentes para o Dia das Mães do que com lembranças para o Dia dos Pais. No ano passado, o tíquete médio nas lojas virtuais foi de R$ 355, totalizando 2,9 milhões de pedidos via internet.
Atento a esse movimento, a Via Inox, maior revendedor da Tramontina, já sentiu que as campanhas para a data estão surtindo efeito. Com expectativa de crescimento nas vendas na ordem de 35% em relação ao ano passado e ticket médio de R$ 420,00, a loja virtual da marca Tramontina aposta em itens como baixelas, travessas e jogos de panela em aço inox. “São presentes para a mãe que gosta de reunir a família e os amigos, pois transforma o simples ato de cozinhar em momentos de felicidade”, assinala o diretor da Via Inox, Ademir Lanfredi.
Sobre a WebStorm
A WebStorm foi fundada em 1998, sendo uma das pioneiras a atuar com e-commerce no Brasil. Referência no mercado, hoje possui mais de 200 clientes ativos, oferece plataformas de e-commerce customizadas, é empresa homologada pela Apple Developer e possui abrangência nacional.
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