Vem aí, no dia 27 de novembro, a sexta-feira mais lucrativa para varejistas e consumidores – a Black Friday. E, se em 2014 a data movimentou R$ 1,16 bilhão, o que representou 3% das vendas anuais do e-commerce nacional, em 2015, apesar da grave crise econômica, a expectativa é que esse número deve aumentar e gerar entre R$ 1,5 e R$ 1,9 bilhão em vendas.
A equipe de varejo do Google Brasil preparou uma pesquisa que traz alguns dados sobre as tendências e as expectativas dos consumidores. Entre os produtos que estão na wishlist dos entrevistados estão smartphones, eletrodomésticos e roupas. Claudia Sciama, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, acredita que os consumidores poderão esperar muitas promoções e preços atraentes.
Confira os números da pesquisa:
1. 82% dos brasileiros que compraram na Black Friday 2014 pretendem voltar a gastar na data em 2015.
2. As categorias mais compradas em 2014 e com maior intenção de compra em 2015 são:
- Celular ou smartphone – 27% (2014) – 29% (2015)
- Roupas, Calçados e Acessórios – 18% (2014) – 25% (2015)
- Notebook, Computador ou Tablet – 16% (2014) – 24% (2015)
- Eletrodomésticos – 17% (2014) – 24% (2015)
- TVs – 12% (2014) – 17% (2015)
- Itens de beleza – 6% (2014) – 11% (2015)
3. 63% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 200.
4. O e-commerce é o destino de compras preferido de 51% dos entrevistados. Já 18% querem comprar em lojas físicas e 31% em ambos os tipos de loja.
5. 50% dos entrevistados pretendem pesquisar em sites por ofertas para os produtos que desejam comprar.
6. 1 em cada 3 consumidores que não compraram na Black Friday 2014 querem comprar este ano.
Fonte: Revista Exame.